Sede da APASO

Sede da APASO
Sede da APA - Iguaí-BA

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Educação Ambiental para agricultores familiares em pauta

Com o objetivo de apresentar a proposta de elaboração do Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF) na Bahia, construir os passos para a elaboração, e mobilizar para constituição do Grupo Gestor responsável pela coordenação de ações do PEAAF no Estado, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), se reuniu na último dia 20 de setembro, com educadores, técnicos ambientais, representantes de entidades da sociedade civil. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes).


De acordo com a coordenadora de EA da Sema, Zanna Matos, o encontro pretende ampliar e fortalecer o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2012 a partir da Oficina Estadual do PEAAF. “Levaremos em consideração todas as ações que vem sendo trabalhadas nos diversos biomas do Estado, sempre pautado na Política e o Programa Estadual de Educação Ambiental.


A construção do processo na Bahia conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que por meio do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, traz as diretrizes e linhas de ação que orientam o processo de implementação do Programa no Estado. A consultora do programa pelo MMA, Zaira Moutinho, explicou que o Programa apresenta cinco linhas de ações, e uma delas, se refere ao estagio que a Bahia se encontra, que é à elaboração do Plano Político Pedagógico.


A consultora apresentou o PEAAF e disse que dentro do Programa são trabalhados temas relacionados à participação social, agroecologia, práticas produtivas sustentáveis, tecnologias sociais, impactos da agricultura contemporânea sobre o meio ambiente, relação campo-cidade, recuperação de áreas degradadas e legislação ambiental.“Neste momento de implementação do Programa, a expectativa é que as políticas sejam integradas e possa existir uma valorização das ações e experiências que já vem sendo realizadas na Bahia”, pontuou.


Para o professor e coordenador da pós-graduação em Educação e Contemporânea da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Avelar Luiz Mutim, a questão de se trabalhar a educação ambiental na agricultura é antiga, e utilizada por todas as civilizações como instrumento importante na forma do indivíduo lidar com as situações diárias. “O que pretendemos, a partir de agora, é unir essa vontade secular com o que vem sendo trabalhado atualmente por meio da Política da Bahia, na expectativa de trazer caminhos para a execução e melhoria do meio”, defendeu.


O PEAAF - é um Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, destinado ao público envolvido com a agricultura familiar, quer sejam agricultores propriamente ditos ou agentes que trabalham diretamente com este segmento da população. O Programa visa o desenvolvimento de ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.
 Fonte: Ascom/Sema
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário