Sede da APASO

Sede da APASO
Sede da APA - Iguaí-BA

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Brasil já polui como um país rico, principal culpado é combustível

 O Brasil já polui tanto como os países desenvolvidos e a “agenda ambiental (está) em segundo plano” aponta o 5º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Em entrevista coletiva no centro de informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro na qual comentou o relatório, José Marengo disse que o Brasil já polui já “como um país desenvolvido” e apontou como exemplo o fato de que “há famílias que têm três carros como símbolo de progresso”.
No Brasil a maior causa de emissão de dióxido de carbono (CO2) é a queima de combustível, justificada principalmente pelo aumento significativo da frota de veículos nos últimos anos, 64,5 milhões de carros, o dobro que dez anos antes.
Marengo cobrou a necessidade de uma “mudança no modo de vida dos países desenvolvidos”, mas reconheceu que é difícil para Índia, China e até o Brasil compreenderem isso, já que “poderiam entendê-lo como uma estratégia dos Estados Unidos e da Europa para frear seu progresso”.
O especialista em ecologia se mostrou “pouco otimista” sobre a chance de comprometimento dos estados com a matéria ambiental na XIX Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança Climática (COP19), que será realizada em Varsóvia em novembro.
E lamentou as dificuldades para chegar a acordos sobre meio ambiente em um contexto de crise econômica generalizada, já que nesses momentos “se dá menos importância à agenda ambiental”.
O último relatório do IPCC recolhe, entre outros dados também preocupantes, que nas últimas três décadas se deram as temperaturas mais altas desde 1850, e destaca a responsabilidade do ser humano nas mudanças climáticas.
Fonte: Info.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário