Sede da APASO

Sede da APASO
Sede da APA - Iguaí-BA

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

VOCÊ SABIA?



O interesse pela preservação ambiental surgiu antes mesmo da criação de um conceito sobre Unidades de Conservação. Nos Estados Unidos, no fim do século XIX, exploradores do rio Yellowstone tomaram a iniciativa de lutar pela preservação das belezas naturais daquela área, buscando transformá-la em uma área natural protegida, conseguindo em 1872, a criação do “Yellowstone National Park”, a primeira Unidade de Conservação do mundo.
A partir daí, vários países começaram a adotar a prática de criação de Unidades de Conservação para proteger suas áreas naturais, segundo Costa (2002, p. 16) os primeiros países foram:

1. Austrália – Parque Nacional Royal (1879);

2. Canadá – Parque Nacional Banff (1885);

3. Nova Zelândia – Parque Nacional Egmont (1894);

4. África do Sul – Parque Nacional Kruger (1898);

5. Argentina – Parque Nacional Nahuel Huapi (1903); 22

6. Chile – (1926);

7. Equador – Parque Nacional Galápagos (1934).

No Brasil a história das Unidades de Conservação começou ainda durante o Império. Em 1876, o político e engenheiro André Rebouças se inspirou na criação do Parque Nacional de Yellowstone e fez a proposta de criar Parques Nacionais nas áreas de Sete Quedas (PR) e Ilha do Bananal (TO).
Mas a primeira Unidade de Conservação brasileira foi criada apenas em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia (RJ), e logo em seguida, no ano de 1939, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ).
No país havia várias categorias de manejo, porém eram diferentes de um estado para outro, pois tinham variações adotadas em municípios e estados. Apenas em 2000 foi aprovado o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a primeira normatização nacional das áreas naturais protegidas por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário